Política Anti-Spam do IQ Mail

Como ferramenta de serviços de e-mail marketing, o IQ Mail possui uma política de prevenção contra e-mails não solicitados ("spam"). O IQ Mail não tolera o spam, e portanto, monitora se os seus clientes estão importando à sua conta grandes listas de e-mails, ou ainda, se enviam e-mails a um número elevado de pessoas.

O que é o spam?

O spam consiste no envio de e-mails para divulgação de produtos e serviços, não solicitados pelos destinatários. Todos os clientes que estiverem usando o IQ Mail para a prática de spam, poderão ser excluídos do catálogo do mesmo, ficando sujeitos à descontinuidade de utilização por tempo indeterminado dos serviços de e-mail marketing do IQ Mail, a seu exclusivo critério. Cumpre mencionar que a rescisão do cadastro acarreta em perda total dos créditos de titularidade do cliente.

Para quem eu posso enviar e-mails sem que seja caracterizado o spam?

Para todos aqueles que já efetuaram compras em sua loja, ou pediram informações, responderam a questionários, bem como àqueles que entraram em contato por meio offline com a sua empresa e autorizaram expressamente o recebimento de e-mail marketing.

Se você é cliente do IQ Mail e envia e-mails somente àqueles que autorizaram o seu recebimento, você está seguindo a Política Anti-Spam do IQ Mail.

O que caracteriza o consentimento ou a autorização expressa do destinatário?

Quando o seu destinatário tiver sido devidamente notificado sobre o uso do endereço de e-mail dele e tiver consentido o uso.

Note-se que é obrigatório que todos os e-mails enviados através do IQ Mail contenham um link para que o destinatário possa se descadastrar dos serviços do IQ Mail. Caso o usuário, por qualquer meio de tecnologia, tente remover referido link, o mesmo estará sujeito ao cancelamento de sua inscrição, a critério do IQ Mail. Lembre-se que o cancelamento de inscrição acarreta a total perda dos créditos de titularidade do cliente.

O que é o Descadastro Seguro?

O Descadastro Seguro consiste em uma marca, exclusiva do IQ Mail, registrada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial ("INPI"), o qual possibilita o cancelamento do cadastro de um destinatário na lista de determinado cliente. Dessa forma, caso o destinatário não queira receber e-mails de uma determinada empresa, ele irá se descadastrar através do link obrigatório, e seu endereço de e-mail será automaticamente bloqueado na lista daquela empresa. Referido bloqueio é realizado tão somente pelo IQ Mail, não podendo o cliente, em tempo algum, modificar o status dos e-mails bloqueados.

Como o IQ Mail protege a sua empresa de enviar spam?

Os serviços de e-mail marketing do IQ Mail possuem as seguintes características:

1. Verificação: O IQ Mail enviará automaticamente para o endereço de e-mail do remetente, um e-mail de confirmação, a fim de verificar a existência do mesmo.

2. Lembrete: Sempre que o cliente utilizar a ferramenta de inclusão automática de contatos, ou seja, quando realizar a importação de listas ao seu banco de contatos, o sistema apresentará um questionário a fim de verificar se o cliente está seguindo a política anti-spam.

3. Descadastro Seguro: Todo e-mail criado com a ferramenta IQ Mail deverá conter um link para o descadastramento do destinatário, o qual permitirá que o usuário opte pelo não envio de correspondência ao seu endereço eletrônico. O usuário que optar pelo não recebimento de e-mail marketing, terá seu endereço bloqueado pelo IQ Mail.

4. Identificação: As informações do rodapé do seu e-mail serão elaboradas previamente por você através do IQ Mail. O rodapé identifica a sua empresa como o remetente e responsável pelo conteúdo da mensagem.

5. Informações para contato: Todos os e-mails enviados deverão conter informações para contato de sua empresa.

Como proteger a sua empresa de enviar spam?

  • Você importou aos seus contatos, lista de endereços comprada de qualquer natureza ou tipo?
  • Você envia e-mail a endereços não específicos, tais como: [email protected]ínio.com.br, [email protected]ínio.com.br, negó[email protected]ínio.com.br, ou a qualquer outro e-mail generalizado?
  • Você envia e-mails a listas ou correios que distribuem e-mails indistintamente entre diversos endereços eletrônicos?
  • Você envia e-mails a pessoas que não concordaram expressamente em participar da sua lista de correio eletrônico?
  • Você falsificou seu endereço de e-mail original ou o caminho para suas informações?
  • Você utilizou endereço de e-mail ou domínio de terceiros sem a sua permissão?
  • O assunto ou conteúdo do seu e-mail contém informações falsas ou enganosas?
  • O seu e-mail não forneceu o link para o Descadastro Seguro?
Se você respondeu SIM a qualquer uma das questões acima, então você infringiu a Política Anti-Spam do IQ Mail.
Entre em contato conosco através do e-mail [email protected] para regularizarmos sua situação.

Se você souber ou tiver suspeita de qualquer violação à Política Anti-Spam do IQ Mail, avise-nos imediatamente pela aba Fale Conosco.