Todos os dias você entra em alguma rede social e tem interesse em algum artigo publicado ou alguma promoção da sua marca preferida, correto?
Isso se chama engajamento. O significado é interação, relacionamento, envolvimento com a marca. Compartilhar uma notícia com os amigos ou seguidores.
Cada rede social possui um perfil e público específico, que interage mais com um tipo de notícia ou assunto. É importante para as marcas e empresas direcionarem suas postagens. Mais importante ainda, é responder perguntas, dúvidas ou sugestões para que seu cliente saiba que existe alguém atendendo a demanda das redes sociais. Quanto mais pessoas estão compartilhando suas mensagens, mais interesse você está gerando sobre o assunto divulgado.
Segundo a Brasil Link, que fez uma pesquisa sobre o compartilhamento de notícias, mais da metade (52%) dos brasileiros compartilha conteúdos de O Globo em redes sociais. A Folha de São Paulo ficou em segundo lugar nesse quesito, com 14%. O compartilhamento de conteúdos de outros sites de notícias do país, como Exame (7,3%), Veja (7%), R7 Notícias (4,7%), UOL Notícias (3,5%), Terra Notícias (3,5%), Vírgula (2,5%), Extra (2,5%) e Estadão (2,5%), por parte de usuários brasileiros de redes sociais é bem menor.
Para conseguir preparar uma comunicação que gere interesse pelos seus seguidores temos algumas dicas:
– Verifique se alguma notícia ou algo que está acontecendo na sociedade, tem relevância com o assunto que você vai compartilhar.
– Utilize uma linguagem de fácil entendimento para o seu público e não esqueça de verificar se esse tipo de linguagem vai combinar com o seu público e a sua marca.
– Assuma os riscos da sua ação e esteja pronto para se desculpar, caso necessário. Pesquisas apontam que clientes voltam a comprar em uma marca que assume o seu erro.
– Faça suas divulgações moderadamente e quando estiver preparado para o retorno da ação.
Boa sorte na próxima divulgação.